A Fundação de Apoio da Universidade Federal de Mato Grosso e o Tribunal de Contas estarão apresentando artigos científicos na International Conference on Eletronic Government and the Information Systems Perspective (EGOVIS 2018), que acontece entre os dias 3 e 6 de setembro de 2018, na cidade de Regesburg, na Alemanha. Os artigos fazem parte do livro Educação a Distância: informação em cidadania e controle social, publicado pelo TCE-MT em parceria com a Uniselva, e que relata o caminho trilhado pelo Tribunal de Contas e pela UFMT para o êxito do Curso de Ensino a Distância (EAD), que capacitou mais de 4.600 pessoas em cidadania e controle social, no período de 2013 a 2017.
Em agosto deste ano, os artigos também foram apresentados no America’s Conference on Information Systems (AMCIS 2018), realizado em New Orleans, nos Estados Unidos, e passou por uma seleção de mais de 700 trabalhos inscritos para a Conferência das Américas. Na conferência da Alemanha, que debaterá sistemas ou ações que favoreçam o Governo Eletrônico em todas as dimensões, os artigos serão publicados na série LNCS da Editora Springer. A série é considerada periódico pelo Qualis da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior) do Ministério da Educação, com Conceito A2 na área da Administração, B1 em Educação e B2 em Ciências da Computação.
No período de 16 a 18 de agosto, o TCE e a Uniselva participaram da Conferência das Américas, a AMCIS 2018, considerado como um dos principais eventos na área de Sistemas de Informação, pois apresenta uma ampla variedade de pesquisas feitas por e para acadêmicos de Tecnologia de Informação (TI). “Esse reconhecimento mostra que o Tribunal de Contas e a Uniselva são referência em Educação à Distância como ferramenta de aproximação, integração e capacitação da sociedade para realização do controle social”, destacou a secretária de Articulação Institucional e Desenvolvimento da Cidadania do TCE-MT, Cassyra L Vuolo, que foi palestrante em New Orleans.
O EAD desenvolvido pelo TCE-MT em parceria com a UFMT foi apresentado em um painel sobre educação, onde foi apresentado o programa de Ensino à Distância utilizando um ambiente virtual de aprendizagem. Foram discutidos alguns projetos educativos: aprendizado voltado para a formação de líderes em tecnologia da informação, e sistema integrado onde os alunos usam tablet para visitar lugares e passam em seguida a responder questionários enviados pelos professores. Neste caso, foi demonstrado que os alunos absorvem melhor o conhecimento neste método do que se estivessem discutindo o tema em sala de aula. O ponto alto do evento foi a apresentação de uma Rede de Mulheres estabelecendo uma rede de contatos ou conexão, conhecido como Networking. Cassyra Vuolo participou da mesa de debates sobre projetos de inclusão social. “Eram mulheres que estavam discutindo as práticas de inclusão social e nós do TCE e da UFMT pudemos participar e mostrar as boas práticas que tivemos aqui. Discutiu-se como promover a inclusão digital”.
A secretária Cassyra explicou que o livro “permite demonstrar como a educação pode ser compartilhada e disseminada por meio das novas tecnologias digitais”. Cassyra também ressalta o fato do EAD representar “uma união de esforços entre a academia e o TCE-MT na busca de soluções para os desafios da capacitação continuada de agentes públicos, gestores, técnicos e sociedade, otimizando recursos públicos e buscando o máximo de aprendizado”.